2019 – O ano do START ou do STOP? 14/01/2019


Com o início do novo ano, as tendências, incertezas, as expectativas e as possibilidades sobre um futuro quase certamente provável devem ocupar as mesas, as rodadas de reuniões, as agendas e planejamentos estratégicos de empresas, diretores, gestores e gerentes de corporações (de todos os tamanhos) que atuam no setor de segurança privada. São tendências que, se confirmadas, poderão determinar as empresas que permanecerão ou serão excluídas do radar do mercado.

 

Não é ousado demais afirmar que 2019 tende a ser um ano de grandes mudanças para o setor. As empresas que dispararem o “START” e que se alinharem aos novos modelos de negócios gerados e fomentados pela Revolução Digital e pela Revolução Industrial 4.0 deverão se fortalecer e atingir resultados bastante significativos, não apenas financeiramente, mas também conceitualmente, se firmando como promissores cases de sucesso e de relevância no mercado.


O mercado de uma forma geral já está saturado e cansado dos modelos antigos de atuação e prestação de serviços de segurança e tecnologia de segurança. Não há mais o que crescer num terreno improdutivo e sem perspectivas de benefícios agregados para os assinantes e consumidores.


Da mesma forma que não é financeira saudável para empresários e investidores, apostar nos modelos que vem sendo praticados há duas, três ou quatro décadas. Modelos arcaicos baseados em elefantes brancos estruturais, alto custo operacional e que devolve pouco ou quase nada para consumidores e tomadores de serviços. Modelos ultrapassados em espécie e em relevância, e que a cada dia têm sido substituídos por tecnologias, por inteligência artificial ou por outros modos de fazer a mesma coisa, com custos menores.


Desde o início da crise econômica, financeira, institucional e política, que explodiu de vez a partir de 2014, é a primeira vez que presenciamos um sentimento diferente no ambiente empresarial. Um claro sentimento de muita mudança, com boas expectativas e até um certo entusiasmo rodeando os mais diversos setores econômicos e produtivos, inclusive os de segurança e serviços, em todo o país.


Mas isso tudo também vem acompanhado de muita insegurança. Afinal iniciou-se há pouco, o novo governo do Presidente Jair Bolsonaro, que apesar de representar uma gigantesca mudança e guinada política contextual, começa muito bem alinhado com as ações iniciadas pelo governo Temer, principalmente nos assuntos econômicos e nas mudanças e reformas que indiscutivelmente precisam acontecer. E todos nós, que produzimos algo produtivo para o país, desejamos que o novo governo seja bem-sucedido!


Essa nova administração, amparada por alguns nomes ilustres e respeitados, têm conseguido imprimir uma imagem de austeridade e segurança jurídica, principalmente para investidores e empresários. Algo que já era, de longe, fomentador de crises e inseguranças nos quatro últimos governos.


E diante desse quadro, temos acompanhado o desenfreado crescimento dos sentimentos, pensamentos, e ações de disruptura no mercado.


Há uma grandiosa sede do mercado por coisas novas. Por produtos novos, por serviços novos...por experiências novas.


Mas não apenas por serem novas. Mas sim por serem causadoras de novas sensações, de novos prazeres, novas experiências coletivas e pessoais e, acima de tudo, por satisfazerem novos desejos.


Todas as revoluções evolucionistas ocorreram justamente em momentos que a vida se tornou “igual demais”, “previsível demais” e até “chata demais”. Pode parecer brincadeira, mas é fato. Nossa evolução humana e a evolução de nosso planeta, trazem consigo centenas de revoluções em toda nossa história:


·         O fogo, a roda, a tração animal, o motor mecânico, a eletricidade, a indústria de produção em massa, a automação, o computador e agora a inteligência conectada, aumentada e colaborativa.


Esses são apenas alguns dos exemplos de mudanças e revoluções que se tornaram essenciais para a evolução da vida em nosso planeta azul.


E em decorrência de tudo isso, é comum que decisões e escolhas tenham de ser tomadas.


Imagine o desespero dos “ferreiros” (“instaladores” de ferraduras) no final do século XIX quando os veículos de tração animal começaram a dar espaço aos veículos automotores.


Como iriam manter seus negócios? Sem cavalos não haveria mais a necessidade da colocação de ferraduras.


O fato é que em cada uma das pequenas ou grandes revoluções e evoluções mundiais, o homem tem descartado aquilo que se torna obsoleto e que não pode ser executado por uma ferramenta (ou máquina).


A migração para as novas tecnologias e para os novos conceitos tem mostrado que além de mais barato, os novos produtos, serviços, soluções e conceitos, agregam valor, satisfação, tempo, qualidade e vantagens em volumes exponenciais.


De uma forma generalizada, hoje não conseguimos imaginar nossa vida cotidiana, sem a utilização do smartphone, da internet e também do Google.


Isso não é ruim! É uma realidade. E terá melhores resultados aqueles que além de entenderem a evolução, souberem alinhar seus negócios para se encaixarem na realidade e nos formatos que o mercado se apresenta e requer.


Para se ter ideia das diferenças de importâncias e valores (valor não tem nada a ver com preço ou dinheiro), até pouco tempo atrás, era impossível imaginar que as entradas e acessos aos edifícios fossem controlados, permitidos ou negados à distância. Hoje, todos aqueles procedimentos de abertura e fechamento de portas, portões, identificação e controle podem perfeitamente serem realizados à distância. E as Portaria Remotas e Virtuais avançam um pouco mais, dia após dia.


Logo, logo essas mesmas decisões poderão ser tomadas por meio de algoritmos especialmente desenvolvidos para esses fins. Situações corriqueiras serão tratadas por robôs e suas respectivas inteligências artificiais, diminuindo os riscos e as vulnerabilidades até níveis baixíssimos. Aumentando sistematicamente a segurança de condomínios e das pessoas. Com custos e preços que se encaixarão na maioria dos bolsos e orçamentos!

 

Manter as empresas na mesmice, no marasmo de continuar fazer aquilo que todas as demais empresas concorrentes fazem e na mesma zona de (des)conforto do mercado, é sacramentar o início do fim. É algo semelhante a apertar o botão de “STOP”, porque haverá poucas alternativas de sustentabilidade do negócio. É decretar o suicídio da empresa.

 

O desenvolvimento e o uso de aplicativos e tecnologias disruptivas – mostra-se como uma das mais eminentes tendências de empreendedorismo, inclusive no setor de segurança e serviços.


Tratamos da quebra dos padrões atuais. Disrupção poderia ser traduzido como o ato de romper uma cadeia. E quando falamos sobre as tecnologias disruptivas, tratamos da quebra desses padrões ultrapassados.


No ambiente de constante melhoramento tecnológico como o atual, esse parece ser o melhor caminho a ser trilhado.


Nesse caso, a curva de evolução não é gradual, mas exponencial e o ineditismo faz a diferença.


Um futuro promissor certamente aguarda a quem ousar estabelecer novos modelos de tecnologia e negócios.


Essas mudanças já iniciaram no Brasil, de forma um tanto cautelosa e receosa.


Aliás, cautela e receio são duas das características generalizadas das empresas e dos empresários no Brasil, e que talvez sejam as causadoras por tanto atraso na hora de realizar mudanças e de investirem no novo e inovador.


Apesar disso, tenho conhecido diariamente, empresas e startups que resolveram sair das amarras do “tradicional” e tem experimentado o delicioso sabor por conquistar resultados muito positivos atendendo uma significativa parcela dos consumidores novos e vorazes por inovações.


Outra grande e forte tendência de negócios está no Mercado de Segurança Digital. Trata-se de mais uma vertente que deve se expandir muito em 2019.


Com a entrada do novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) na União Europeia, surge um novo panorama para o setor. Ele entrou em vigor em 2018, e já existe uma enorme preocupação de diversas empresas para adaptação ao novo sistema. Mesmo aquelas que não se localizam no território europeu podem ser prejudicadas caso recolham dados dos usuários.


Com as novas regras, é necessário prestar contas às instituições responsáveis. Isso não apenas cria novos cargos, funções e equipes, mas impulsiona todas as atividades relacionadas. E o setor de segurança privada está diretamente ligado a esse tema.

 

Uma recente pesquisa desenvolvida pela Thomson Reuters em parceria com a Live University consultou três centenas de executivos sobre as expectativas do mercado em relação a adoção de soluções tecnológicas em suas áreas de atuação.


Nos questionários foram incluídas questões acerca das tecnologias inovadoras que se apresentavam mais atraentes às empresas.


A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) foi citada por 31,3%, a Blockchain por 30,9%, Data Science por 29,8% e Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina foram lembradas por 29,2% dos executivos abordados na pesquisa.

Um destaque curioso: as criptomoedas foram pouco lembradas pelos entrevistados: somente 1,9% deles citaram as Criptomoedas Digitais.


OS MOTIVOS

Quando o levantamento questionou quais são as razões que levam os executivos a adotarem essas inovações tecnológicas, as mais citadas foram:

·         Aumento da eficiência do trabalho: 27%;

·         Melhorias da governança e compliance: 20%;

·         Padronização de processos: 19%;

·         Redução do risco de fraudes: 18%; e

·         Aumento da competitividade: 15%.


Em vista disso, resolvi compartilhar algumas tendências que certamente serão bem mais discutidas, faladas, estudadas, melhoradas e colocadas em prática, tanto em 2019 como nos anos que se seguirão. E como tendências, poderão influenciar os insights de empresas que ousarem fazer a diferença que o mercado tanto almeja.


Eis algumas dessas tendências:


- Criação e uso cada vez maior de SaaS

Essa é uma tendência que nasceu há poucos anos, mas que deve se reforçar ainda mais em 2019. Principalmente porque oferece um vasto campo de exploração no setor de segurança privada. Software como Serviço (Software as a Service) resumidamente, é a comercialização de softwares integrados aos serviços oferecidos por uma empresa.


- Inteligência Artificial no atendimento:

Empresas dos mais diversos setores já se deram conta de que as questões mais cotidianas de atendimento podem ser muito bem atendidas e desempenhadas pelos robôs; para se ter uma ideia do tamanho que isso pode representar, recentemente a Oi divulgou que seu Chatbot chegou a 8 milhões de mensagens e 600 mil atendimentos;


- Ampliação do uso e aplicação de soluções com IoT e IoE:

Com o exponencial aumento do acesso e uso de smartphones, será cada vez maior a utilização de soluções integradas de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) ou IoE (Internet of Everything – Internet de Todas as Coisas);


- Aplicações, Ferramentas e Tecnologias em Nuvem:

É inegável que todas as soluções que, antigamente (adoro escrever esse “antigamente”), rodavam apenas locais, ou seja, em servidores físicos estacionados, para se manterem acessíveis e disponíveis para a maior gama de usuários e contratantes, deverão estar cada vez mais in cloud, sustentadas pela automação e ferramentas em permanente desenvolvimento. A Nuvem hoje representa autonomia, diminuição de custos desnecessários, maior acessibilidade, melhor tecnologia e um caminho sem volta. Ao meu ver nem é mais apenas uma tendência, mas uma constatação inteligente! As infraestruturas internas de empresas devem e serão quase que totalmente extintas! Informações apresentadas no evento IGNITE promovido pela Microsoft, mostraram que até 2019, mais de 30% dos investimentos em software pelos 100 maiores fornecedores terá sido migrado para a nuvem. Já o estudo “Como vamos na América Latina”, realizado pela empresa norte-americana de tecnologia Citrix, mostrou que o Brasil é o país da região pesquisada que mais utiliza plataformas e infraestruturas em nuvem, com 57% de empresas adeptas desta tecnologia. 


- Realidade Virtual – o futuro projetado:

Uma das tecnologias que mais deve sofrer investimentos e está diretamente ligada ao aumento do uso de soluções in cloud, é a V.R. ou Realidade Virtual. O investimento em soluções que explore essa tecnologia poderá representar a criação de grandes cases e de negócios cada vez mais alinhados à melhor experiência de clientes assinantes e usuários. Uma realidade altamente tecnológica e provavelmente muito rentável;


-  Reconhecimento Facial deve crescer (e muito):

Assim como acontece com outras tecnologias de detecção e controle, o Reconhecimento Facial, fortalecido pela Inteligência Artificial deverá ser mais explorado, para que seu uso possa aliar vantagens como rapidez, fidelidade das informações, integração com múltiplas plataformas e múltiplos usos. Há muito mais motivos para crescer do que para ser deixado de lado;


- Aumento do Compliance, ética e privacidade digital

A privacidade digital e a ética são critérios cada vez mais contabilizados por pessoas, corporações e pelas administrações públicas. Todos estamos cada vez mais preocupados sobre como nossas informações pessoais estão sendo protegidas e utilizadas por organizações dos setores privados e públicos. E a reação atingirá negativamente as organizações que não estejam abordando proativamente essas mesmas preocupações. Estima-se que até 2021, as organizações que não protegerem ou negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas. #FicaaDica


- Aumento do uso de Dispositivos e Objetos autônomos

Ampliação acelerada de coisas como robôs, drones e veículos autônomos, utilizando Inteligência Artificial para automatizar funções antes exercidas por humanos. Alguns cases já podem ser vistos na prevenção de crimes, através de robôs de patrulhamento autônomo. A Microsoft, a Uber e outras grandes empresas de tecnologia já estão usando robôs Knightscope na busca pela prevenção, análise e engajamento, com o uso desses robôs.


- Analítica Aumentada (Augmented Analytics)

O Augmented Analytics está focado em uma área específica da Inteligência Aumentada. Ela usa o Machine Learning para transformar o modo como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado. Os recursos da Analítica Aumentada avançarão rapidamente ao longo do Hype Cycle como um recurso importante para a preparação de dados, gerenciamento de dados, gerenciamento de processos de negócios, mineração de processos e plataformas de Ciência de Dados.


- Realidades Interligadas

Desenvolvimento e implantação de plataformas que permitem interações conversacionais entre a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e a Realidade Mista; junte tudo isso e festeje os resultados!


- Mercado da Experiência Única ao Usuário – Economia de Experiência

Quando uma pessoa compra o produto ou assina um serviço, sempre há um valor intangível agregado. Mas a associação a bons momentos, desenvolvida ao longo dos anos, também fará cada vez mais parte da compra do cliente. Mais que uma tendência, será uma valorosa estratégia para incrementar e aquecer os negócios;


- Customer Success (Sucesso do Cliente) aplicado ao negócio

Empresários e gestores inteligentes já se deram conta de que é muito mais rentável investir na manutenção dos clientes e assinantes conquistados, diminuindo o churn (perda de clientes ou os famosos cancelamentos) e aumentando o tempo de vida de contratos e relações de valor e experiências; O Sucesso do Cliente é isso!


- Aumento do “Trabalhar” e de “ Fazer Gestão de Equipes Remotamente” – Home Office

Hoje muito se fala sobre os novos modelos de gestão de equipes em trabalho remoto. O chamado home office é uma forte tendência porque apresenta diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

 

E você ainda vai saber, ouvir, ver e falar sobre outras tendências. Mas essas eu deixo apenas a referência para discutirmos em outros momentos. E somente com as empresas e empresários que apertarem o START!


·         Ampliação do uso de ferramentas de Business Intelligence

·         Computação quântica

·         Arquitetura corporativa (EA)

·         Desenvolvimento orientado por Inteligência Artificial

·         Gêmeos Digitais (DTO): Um gêmeo digital é uma representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real.

·         Experiência Imersiva

·         Blockchain

·         Espaços inteligentes

·         Maketing Interativo no setor de Segurança

·         Serviços de Automação – Processos, Procedimentos, Comercialização e Verticalização

 

 


EMIR Pinho, CEO da EMP Consultoria, CISI, Consultor, Palestrante, 
Pós-Graduado e Especializado em Gestão de Segurança Privada, Diretor Sul da ABSEG,
MBA em Gestão de Equipes e Liderança, Membro do Conselho Editorial do Jornal da Segurança.
emir@consultordeseguranca.com.br - WhatsApp 51 999 67 3306

Mini-CV de formação:
Formação Superior em Publicidade & Marketing;
Formação Superior em Gestão de Segurança Pública e Privada;
Graduação, Pós-Graduação e Especialização em Gestão de Segurança Privada;
MBA em Gestão de Equipes e Liderança;
CISI - Consultor Internacional em Segurança Integral, Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas (CEAS);
Criador e organizador do site www.consultordeseguranca.com.br
Criador do Conceito 720 Graus em Segurança

Parceiro da Escola Superior de Segurança e articulista do Jornal da Segurança.

 

Tweetar

Seguranca Privada, cftv, alarmes, vigilancia, policia, exposec, isc

SHOPPING

  • ANÁLISE DE RISCOS

    ANÁLISE DE RISCOS

    CONCEITOS-GERENCIAMENTO DE RISCOS-IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS-FATORES DE RISCO-MATRIZ DE VULNERABILIDADE

    R$ 59,00

  • CONTROLE DE ACESSO

    CONTROLE DE ACESSO

    APLICAÇÃO- PLANEJAMENTO-ELEMENTOS FÍSICOS-ELEMENTOS HUMANOS-ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS-TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO-COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS-ETC.

    R$ 59,00

  • COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    O mercado da segurança privada tem crescido anualmente no Brasil. Esta realidade tem tomado este segmento.

    R$ 59,00

  • INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    GUARDA MUNICIPAL-FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA-FORÇAS ARMADAS-ACIONAMENTO DOS ÓRGÃOS POLICIAIS-BOLETIM DE OCORRÊNCIA-POLÍCIA JUDICIÁRIA-INQUÉRITO POL.

    R$ 59,00

  • ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS  OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    LEGISLAÇÃO - EMPRESA DE SEG. ORG. - EMPRESAS ESPECIALIZADAS - QUEM PODE SER VIGILANTE -ARMAMENTO -PROCEDIMENTOS - POSICIONAMENTO TÁTICO - SIGILO PROF.

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    INDICADO PARA PORTEIROS E VIGILANTES

    R$ 59,00

  • RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO EXTERNO E INTERNO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    CONCEITOS DA SEGURANÇA PRIVADA - POLÍTICAS E TERMINOLOGIAS - ÓRGÃOS REGULAMENTADORES - DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE - ASPECTOS TRABALHISTAS

    R$ 59,00

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    CONCEITOS - DESAFIOS - GESTÃO ESTRATÉGICA - ANÁLISES - BALANCED SCORECARD - GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA - AUDITORIA - FATORES RELEVANTES NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS - AUDITORIA X RISCO - QUANDO IMPLANTAR AUDITORIA - ETC.

    R$ 59,00

  • BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    ESTRATÉGIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESTÃO ESTRATÉGICA - BALANCED SCORECARD - MAPAS ESTRATÉGICOS - ALINHAMENTO DO SISTEMA DE SEGURANCA

    R$ 59,00

  • CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CONCEITOS - DADOS ESTATÍSTICOS - PERFIL DO OPERADOR DE MONITORAMENTO - CONCEITOS BÁSICOS - SENSORES - CFTV - RECURSOS HUMANOS -SISTEMA DE RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO AGIR EM SITUAÇÃO DE ASSALTO - DESLOCAMENTOS - SEGURANÇA RESIDENCIAL - SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS - SEGURANÇA DA FAMILIA

    R$ 59,00

  • COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    O GESTOR DA SEGURANÇA CORPORATIVA - COMPETÊNCIAS - ÁREAS DE CONHECIMENTO - PDCA - SISTEMA DE SEGURANÇA - IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS - FERRAMENTAS

    R$ 59,00

  • CONSULTORIA EMPRESARIAL

    CONSULTORIA EMPRESARIAL

    MERCADOS - CONSULTORIA - POR QUE SE CONTRATA - QUEM CONTRATA - VENDA -FORMA DE ATUAÇÃO - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS - ÉTICA -HONORÁRIO - PROPOSTA

    R$ 59,00

  • ESCOLTA ARMADA

    ESCOLTA ARMADA

    ROUBO DE CARGAS - ARMAMENTO DE DOTAÇÃO - IDENTIFICANDO EMPRESAS CLANDESTINAS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS - PREPARAÇÃO DA ESCOLTA - POSICIONAMENTO

    R$ 59,00

  • ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    O QUE É ESPIONAGEM - INTELIGÊNCIA - SINTOMAS DE ESPIONAGEM - QUEM É ALVO - LOCAIS VISADOS - O QUE BUSCAM OS ESPIÕES -EQUIPAMENTOS - AÇÕES DE ESPONAGEM

    R$ 69,00

  • GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    TIPOS DE PERDAS - PROCESSO DE PREVENÇÃO -GESTÃO DE PERDAS -PERDAS NAS EMPRESAS DE SEGURANÇA, NAS INDÚSTRIAS - FRAUDE - FURTO - ANAL. DE IMPÁCTO

    R$ 59,00

  • LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    ORGANIZAÇÕES-PESSOAS-GESTÃO-LIDERANÇA-FERRAMENTAS DE GESTÃO-ORATÓRIA-FLUXOGRAMA-CICLO PDCA-GER. DE CONFLITOS-E MARKETING PESSOAL

    R$ 59,00

  • MARKETING EM SERVIÇOS

    MARKETING EM SERVIÇOS

    Marketing em Serviços - Autor : Nino Ricardo Meireles

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-CONCEITOS DE CRIME-ANTIJURICIDADE-TIPICIDADE-CULPABILIDADE-CRIME DE CONTRAVENÇÃO-OBJETIVO JURÍDICO E MATERIAL-CRIME TENTADO

    R$ 59,00

  • O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    LOCAL DE CRIME-FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE SEG. NO LOC. DE CRIME-SALVAR VIDAS- SOCORRER FERIDOS-ISOLAR O LOCAL-PRESERVAR PISTAS-TESTEMUNHAS-ETC.

    R$ 59,00

  • OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    BOMBAS-CARTAS E PACOTES BOMBA-CARROS BOMBA-ANÁLISE DE AMEAÇAS-PROCEDIMENTOS-GLOSSÁRIO SOBRE ARTEFATOS EXPLOSIVOS - *DVD DUPLO

    R$ 69,00

  • PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    ANÁLISE DE IMPACTO NOS NEGÓCIOS - CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS - PLANO DE EMERGÊNCIA - GERENCIAMENTO DE CRISE - ETC.

    R$ 59,00

  • RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    PERFIL DO RECURSO HUMANO OPERACIONAL-MOTIVAÇÃO-EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE-CONHECIMENTO,COMPORTAMENTO E HABILIDADE-RECRUTAMENTO-DEMISSÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    EXIGÊNCIAS LEGAIS-ESTATÍSTICAS-ATUALIZAÇÃO DO VIG. BANCÁRIO-REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA EQUIPE-POSICIONAMENTO TÁTICO-QUANDO NÃO REAGIR- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    AGENTE DE SEGURANÇA-TREINAMENTO-EQUIPAMENTO-AMEAÇAS-PLANEJAMENTO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEG. DE INSTALAÇÕES-ILUMINAÇÃO E ENERGIA-VIGILÂNCIA-IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE ACESSO-PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E ASSALTOS-INCÊNDIO-BOMBAS-EPIDEMIAS-ETC

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    TIPOS DE EVENTOS-LOCAL-PLANEJAMENTO-TREINAMENTO E SIMULAÇÃO-ADMINISTRAÇÃO DA SEG.-SEGURANÇA VIP-FURTOS E ASSALTOS-CREDENCIAMENTO E CONTROLE DE ACESSO-

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    HISTÓRIA-HACKERS FAMOSOS-PRINCIPAIS TIPOS DE ATAQUE-POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-SEG. DA INFO. PESSOAL-TRANSAÇÕES PELA INTERNET-PROTEÇÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    O CONDOMÍNIO-QUANDO PODE ACONTECER UM CRIME-RESPONSABILIDADES-RECURSOS HUMANOS-DICAS-SEGURANÇA COMUNITÁRIA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    ORG. DA SEGURANÇA-SEG. PATRIMONIAL-RECEPÇÃO E PORTARIA-INCÊNDIOS-PÂNICO E EMERGÊNCIAS- AMEAÇAS DE BOMBA-TERRORISMO E SABOTAGEM-FUNCIONÁRIOS

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    CONTROLE DE ACESSO-RISCOS ESPECÍFICOS-O VIG. EM SEG. HOSPITALAR-PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA HOSPITALAR-FATORES DE SUCESSONA SEGURANÇA HOSPITALAR

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    *HISTÓRIA-A INDÚSTRIA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL - PROGRAMA DE SEGURANÇA - CLIENTES -RISCOS -PROJETO DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    LEGISLAÇÃO-TRANSPORTE DE VALORES-CARRO FORTE- EQUIPE-RADIOCOMUNICAÇÃO-ESCOLTA MOTORIZADA- DESLOCAMENTO A PÉ-TRANSBORDO-EMBOSCADAS-ATAQUES- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    PROCESSO LOGÍSTICO-RISCO PARA A CARGA- DADOS ESTATÍSTICOS-GOLPES MAIS COMUNS-SEGURANÇA NO ARMAZÉM-BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS-SEGURANÇA NO TRANSPORTE

    R$ 59,00

  • SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    MEDIDAS ANTI SEQUESTRO-RESIDÊNCIA-LOCAL DE TRABALHO-TRÂNSITO-CAMINHADAS-LOCAIS DE LAZER E DIVERSÃO-ZONA RURAL-GER. DE CRISES-NEGOCIAÇÃO E LIBERTAÇÃO-

    R$ 59,00

  • SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    O QUE É SINDICÂNCIA-SINDICÂNCIA E AUDITORIA-CULTURA DE APURAÇÃO-OBJETOS DA SINDICÂNCIA-ASPECTOS FORMAIS-PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS-ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA DE INTRUSÃO

    SISTEMA DE INTRUSÃO

    PAINEL DE ALARME-ZONAS E SETORES-TECLADO DE COMANDO-BATERIA-SIRENES-SENSORES-PROCESSAMENTO DE SINAIS DOS SENSORES IVP-INSTALAÇÃO DOS SENSORES - ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA DE SEGURANÇA-PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA FÍSICA-VULNERABILIDADE-ATRATIVIDADE, -MACRO SUBSISTEMAS-ANÉIS DE SEGURANÇA-MEIOS ATIVOS, PASSIVOS, DINÂMI

    R$ 59,00

  • SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    CFTV-SISTEMA DE ALARME-SENSORES-CONTROLE DE ACESSO-RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    EQUIPAMENTOS-RÁDIO-NEXTEL-SINAIS-PALAVRAS-COMANDOS E OUTROS MEIOS-TELEFONE-USO DO RÁDIO-CÓDIGO Q-ALFABETO FONÉTICO-COD. NUMERAL-OPERACIONALIDADE

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    DOMÍNIO E CONDUÇÃO-TÉCNICAS INDIVIDUAIS E EM DUPLA-IMPLOSÃO DE SUSPEITO-REVISTA-COLOCAÇÃO DE ALGEMAS-DESARME-ABORDAGEM EM CASO DE INVASÃO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    AUTOR,VÍTIMA E TESTEMUNHA-TÉCNICAS DE ENTREVISTA-PERGUNTAS GENÉRICAS-PERGUNTAS ESPECÍFICAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-REQUISITOS DE UM RELATÓRIO-ETC.

    R$ 59,00

  • TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    END. IP-RASTREAMENTO DE E-MAIL-SNIFFERS-KEY LOGGERS-PHISHING- CRIPTOGRAFIA-STEGANOGRAFIA-RECUPERAÇÃO E ROUBO DE SENHAS-RECUPERAÇÃO DE DADOS

    R$ 59,00

  • INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    HELIO FERRAZ E CLAUDIO DOS SANTOS MORETTI - ASPECTOS TECNOLÓGICOS-VANTAGENS COM SEGURO-INVESTIGAÇÕES-CASO LINHA AMARELA METRÔ DE SP- INSTALAÇÕES-NORMA

    R$ 69,00

  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-RISCOS EXTERNOS E INTERNOS-INFORMAÇÕES-NECESSIDADES CORPORATIVAS-VALOR DA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA-INTERDEPENDÊNCIAS-SOLUÇÕES

    R$ 59,00

  • RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    Riscos Jurídicos na Segurança : Dra. Sandra Goto Técnicas para entrevista em uma investigação: Aureo Miraglia de Almeida

    R$ 69,00

  • AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    DVD 1. As mobilizações sociais no Brasil e a Proteção de expatriados Roberto Costa DVD 2. Segurança da Copa das Confederações Paulo Reis

    R$ 69,00

  • PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    Prevenção de perdas e Gestão de Riscos - Autor Carlos Eduardo Santos

    R$ 15,00

  • ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    TECNOLOGIAS - LEGISLAÇÃO - CONHECIMENTO - GESTÃO - MERCADO - ATUALIZAÇÕES - ACESSO AO PORTAL E TV DA SEGURANÇA - BRINDE EXCLUSIVO

    R$ 296,00

  • ALARMES - O LIVRO DO INSTALADOR

    ALARMES - O LIVRO DO INSTALADOR

    Guia Completo de Instalação de Sistemas de Alarmes de Intrusão

    R$ 70,00

  • CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CONCEITOS DA APLICAÇÃO-EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS-MELHORES CONFIGURAÇÕES-ACESSO REMOTO-TENDÊNCIAS DE MERCADO- CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO IP- WIRELESS,ETC

    R$ 59,00

  • GUERRA CIBERNÉTICA

    GUERRA CIBERNÉTICA

    A Próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

    R$ 69,99

  • INSPEÇÃO TÉCNICA

    INSPEÇÃO TÉCNICA

    Medidas de segurança contra incêndio em edficações e áreas de risco. Aplicação de checklist Cel. Aderson Guimarães Pereira e Moisés Gomes da Silva

    R$ 65,00

  • PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL COMO UM NOVO NEGÓCIO-VIABILIDADE COMERCIAL-TECNOLOGIAS EMPREGADAS-ADEQUAÇÃO DO CONDOMÍNIO-CENTRAL DE MONITORAMENTO-PROCEDIMENTOS OPER

    R$ 59,00

  • COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    O QUE É UM EDITAL-QUEM PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES-TAMANHO DO MERCADO-DOCUMENTAÇÃO-PREGÃO ELETRÔNICO E PRESENCIAL-GOVERNO É BOM PAGADOR? ETC.

    R$ 59,00

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    QUEM GOSTA DE PROBLEMAS?-DESCUBRA SUAS APTIDÕES-POSICIONAMENTO PESSOAL-COMO SER LEMBRADO-PERFIS TRADICIONAIS-TESTE SUA PERSONALIDADE-LIDERANÇA- ETC.

    R$ 59,00

  • IDENTIFICANDO A MENTIRA

    IDENTIFICANDO A MENTIRA

    SINAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS INCONSCIENTES DA MENTIRA NO ENTREVISTADO- BASEADO EM PNL

    R$ 59,00

  • USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    De acordo com as normas da ONU e da Portaria da Polícia Federal

    R$ 59,00

  • VIGILÂNCIA VOL. I

    VIGILÂNCIA VOL. I

    PERFIL DO VIGILANTE-ASPECTOS GERAIS DA VIGILÂNCIA-VIGILÂNCIA EM BANCOS-VIGILÂNCIA EM SHOPPING-VIGILÂNCIA EM HOSPITAIS-VIGILÂNCIA EM ESCOLAS

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    LOCAL DO CRIME-ENTREVISTAS COM SUSPEITOS E TESTEMUNHAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-COMO AGIR EM CASO DE DROGAS

    R$ 59,00

  • PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    ROBERTO COSTA E AURO SANTOS SÃO REFERÊNCIA NA ATIVIDADE DE PROTEÇÃO EXECUTIVA NO BRASIL - ENTENDA COMO FUNCIONA DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ AS OPERAÇÕES

    R$ 69,00

  • GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    LIVRO GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    R$ 65,00

  • NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DESENVOLVIDAS E VIVENCIADAS PELO TEN. CEL. DIÓGENES LUCCA FUNDADOR DO GATE - GRUPO DE ELITE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO

    R$ 59,00

  • GESTÃO DE RISCOS NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

    GESTÃO DE RISCOS NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

    A obra pretende ser um referencial para a contratação eficaz de serviços de consultoria e para a atuação desses consultores

    R$ 109,00

  • COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    Competitividade em Segurança Empresarial: Gestão de Processo, da Qualidade dos Serviços e da Inovação/Excelência e Processos em Organizações Voltadas

    R$ 75,00

  • ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    Esta obra visa apresentar a aplicação de uma ferramenta técnica para analisar riscos e apoiar o estudo de campo do agente de inteligência, servindo co

    R$ 75,00

  • NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    Livro ensina técnicas de fácil entendimento e aplicação para defesa pessoal de pessoas que nunca praticaram artes marciais. Altamente ilustrado.

    R$ 120,00

  • INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    Dicas de como obter informações e provas de forma lícita utilizando-se da internet

    R$

  • INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    O livro apresenta artigos escritos por Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul que abordam temas relacionados à investigação criminal.

    R$ 80,00

  • MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    Manual do Gestor de Segurança Corporativa - Nino Ricardo Meireles

    R$ 120,00

  • Apareça no guia de fornecedores

    Apareça no guia de fornecedores

    Apareça para milhares de compradores de todos os portes

    R$ 30,00

  • SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    Quanto mais importante você é mais risco você corre. Antonio Tadeu Miranda de Andrade

    R$ 35,00

  • PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    Psicólogo CRP 04/34560, 4ª Região, especialista em Segurança Patrimonial, Pós-graduado em Inteligência e Segurança Empresarial FGF, Militar da Reserva

    R$ 79,00

  • "COMPETITIVIDADE EM GESTÃO DE SERVIÇOS - SLA/SLM"

    "COMPETITIVIDADE EM GESTÃO DE SERVIÇOS - SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    R$ 65,00

The stainless steel back cover replica watches sale protects the interior of the watch. Equipped with replica watches uk an ETA 2824 calibre, the travel time is more precise. With replica watches a 42-hour power reserve and a water-resistant depth of 100 meters, this watch is rolex replica watches a new watch that can be moved.