TECNOLOGIA DE SEGURANÇA 22/03/2019

TECNOLOGIA DE SEGURANÇA

 

                        A maior aliada da segurança atualmente é a tecnologia. Sem os meios tecnológicos, a segurança seria hoje muito mais falha e ineficaz.   Neste capítulo abordaremos os principais usos da tecnologia no campo da segurança empresarial.


CONTROLE DE ACESSO

                        Um dos sistemas de aplicação mais comum nos dias atuais é o de controle de acesso. É mandatório na maioria das empresas de médio e grande porte. Como auxiliar da segurança, esses sistemas eletro eletrônicos são de grande valia na entrada de fábricas, prédios comerciais, condomínios, sistemas de transportes e outros onde o acesso de pessoas ou de veículos precise ser controlado.

                        A grande maioria dos sistemas utiliza, por uma questão de velocidade de leitura, os cartões de proximidade. Os sistemas são acoplados a dispositivos físicos que liberam ou não a passagem. Os sistemas em geral funcionam de forma muito semelhante:

                        1- Cadastramento ou eliminação dos dados do usuário e foto no sistema, o qual passa a fazer parte de um banco de dados. Esses dados também indicam as áreas, horários, dias da semana e outras informações relevantes para a autorização do acesso.

                        2- O registro é associado a um dispositivo físico, tipo cartão magnético, de proximidade, botton, de código de barras, uso de teclado com senha ou da biometria do usuário.

                        3- A leitora, ao ser acionada, consulta o banco de dados por meio do software de acesso, obtendo ou não a liberação do bloqueio de acesso.

                        4- Todas as movimentações ficam registradas no sistema para consultas futuras e estatísticas. Algumas empresas utilizam também sistemas semelhantes para controle de ponto dos funcionários.

                        Existem vários tipos de bloqueios físicos, sendo mais comuns as catracas de três pontos, roletas, torniquetes, portas, cancelas e portões. A escolha de cada um deles deve ser objeto de uma criteriosa análise sobre o nível de segurança desejável e a velocidade do fluxo exigida no local. Os componentes mais usuais do sistema são:

                        - Leitores de dispositivos de acesso

                        - Bloqueios (não se pode esquecer no projeto de prever a passagem de objetos de grande porte e de pessoas com deficiência).

                        - Cabeamento

                        - Terminais de cadastramento (computadores)

                        - Estações remotas (processador local em instalações de grande porte, para facilitar o tempo de resposta e armazenar os dados localmente)

                        - Computador central (Banco de dados)

                        - Dispensador de cartões

                        - Acessórios auxiliares ao sistema de acesso: alarme, CFTV, detector de metais, acionadores elétricos para abertura de portões e cancelas, porteiro eletrônico ou vídeo porteiro, etc.

                        Os principais tipos de leitores de dispositivos de acesso são:

                        - Leitor de cartões (pode ser associado a um teclado para digitação de senha pessoal - dupla autenticação)

                        - Leitores biométricos: leitor de impressão digital, leitor de íris, de retina, veias da mão, geometria da mão, reconhecimento facial, reconhecimento da voz e reconhecimento da assinatura.

                        Todos devem ser estudados para que a escolha da tecnologia seja a mais adequada para o local protegido.


RASTREAMENTO

                        Os sistemas de rastreamento surgiram em função de várias necessidades, como segurança da logística, dos transportes, das cargas, de valores, de escolta armada e da segurança de pessoas.

                        A tecnologia evoluiu para o uso massivo do sistema GPS (Global Positioning System), onde um transmissor instalado no veículo informa às antenas e satélites a sua localização e deslocamento em tempo real. As informações das coordenadas são processadas num aplicativo em computador que possui mapas digitalizados dos locais de interesse. O sistema é capaz de identificar qualquer situação fora do que foi planejado antecipadamente (plano de viagem), gerando uma condição de alarme quando não for cumprido.

                        Como exemplo desses controles temos: horários fora do previsto, paradas não programadas, abertura de portas, desligamento ou acionamento do veículo (motor), acionamento do botão de pânico pelo motorista.

                        Os operadores da central de monitoramento ou de rastreamento podem então verificar se a condição de alarme é verdadeira. Uma das formas é ligando a escuta no interior da cabine do veículo (áudio) e sistema de CFTV para observar a situação. Se necessário, entra em contato com o motorista, podendo bloquear o veículo, travando ou destravando portas, desligando o motor, etc. E, caso confirmado o sinistro, aciona a autoridade policial ou pronta resposta.


SISTEMA DE CIRCUITO FECHADO DE TV - CFTV

                        Este valioso auxiliar da segurança é largamente utilizado pela segurança pública e privada, nas mais diversas aplicações. O seu objetivo é capturar as imagens, enviando-as a uma central de segurança ou de monitoramento e possibilitando a gravação das mesmas. A grande vantagem desse tipo de sistema é o aumento da produtividade com menos necessidade de efetivo de segurança, pois um operador pode observar diversos locais remotos ao mesmo tempo, sem a necessidade de deslocamento. Com essa economia de mão de obra, pode-se utilizar o efetivo em outras funções, como por exemplo, a de rondar pelo interior do estabelecimento, comunicando-se via rádio com a central e recebendo as instruções do operador sempre que necessário. A existência de câmeras de segurança numa instalação também pode aumentar a sensação de segurança dos funcionários, de forma geral, ou até de inibir eventuais furtos de oportunidade. O sistema de gravação também permite a investigação de fatos ocorridos ao longo do tempo. 

                        A utilização de CFTV é largamente utilizada na maior parte das empresas e aplicações, seja em fábricas, condomínios, comércio, áreas públicas, estradas, aeroportos, shopping centers, estacionamentos e tantas outras. Todavia a instalação de um sistema deve ser precedida por um estudo criterioso em relação às especificações do tipo, alocação na planta, tipo de lente, iluminação. Assim é possível definir a sensibilidade, a definição de qualidade de imagens (linhas), se para uso diurno ou noturno, a necessidade de ter sistema infravermelho, se deve ter ou não movimento, lente zoom, etc.

                        Um dos esquemas básicos de ligações de um sistema de CFTV, simplificadamente, consiste nas câmeras, no cabeamento (energia e imagens), num aparelho quad ou multiplexador, nos monitores e nos gravadores de imagens. A parte mais crítica para o sucesso do sistema para termos imagens de boa qualidade, além da óbvia qualidade dos equipamentos, consiste na escolha certa das câmeras e no estudo da iluminação do local onde cada câmera será instalada. Este estudo deve ser conduzido por profissional experiente em instalações e aprovado pelo gestor de segurança responsável pelo sistema. Vamos abordar em seguida cada um dos componentes de um sistema de CFTV:


Câmeras

                        A câmera é o componente que visa capturar as imagens locais, transformando as ondas luminosas em sinais elétricos que são transmitidos ao aparelho multiplexador por meio de cabos ou ondas de rádio (sistema sem fio). As câmeras modernas utilizam sensores denominados de CCD, responsáveis pela qualidade. A resolução da câmera é representada pela quantidade de linhas da mesma. Quanto mais linhas, melhor a qualidade da imagem. Câmeras em preto e branco possuem de 300 a 500 linhas e as coloridas de 250 a 500 linhas. A iluminação mínima é definida pela unidade denominada Lux e essa medida é determinada em função da abertura da lente (f). Um lux é dado pela iluminação fornecida pela chama de uma vela em um metro quadrado. As câmeras em preto e branco trabalham num intervalo de 0,01 a 0,5 lux e as coloridas de 0,7 a 3,0 lux. Um dos recursos muito importantes para as câmeras de modo geral é o da compensação de luz de fundo. Significa o auto ajuste da imagem, de acordo com a iluminação quando o foco está direcionado contra a fonte de luz.

                        O controle de abertura da lente da câmera é denominado Iris. Existem três tipos de íris: fixa, manual e auto íris. A fixa pode ser utilizada onde não existe variação de luminosidade. A manual exige um ajuste manual e por isso seu uso pode ser restrito e a auto íris, onde a própria câmera regula automaticamente a abertura, podendo ser utilizada em qualquer tipo de ambiente, inclusive áreas externas.

                        Outros acessórios das câmeras são representados por: motor de movimentação denominados PAN (movimentação horizontal); TILT (movimentação vertical) e PAN TILT (ambos). Outro recurso importante, principalmente para áreas externas, é o ZOOM onde o operador pode afastar ou aproximar a imagem conforme o objetivo da observação que deseja fazer. Outro item importante é a caixa de proteção que abriga a câmera. Ela é afixada numa haste metálica a qual, por sua vez, é afixada na parede ou no teto. De acordo com o local da instalação existe a necessidade de utilizarem-se caixas de proteção especiais, tais como com limpador de para-brisa, com ventilação, com aquecimento, blindada, etc. Existem também caixas de acrílico denominadas Dome, mais utilizadas para uso interno ou abrigado. Este tipo impede que seja vista a direção que a lente da câmera está focalizando.


Meios de comunicação

                        Os meios de comunicação são as possibilidades de transmissão dos sinais gerados pelas câmeras para os gerenciadores. Temos aqui os sistemas com fio e sem fio. Para os sistemas com fio temos os seguintes tipos: par trançado (fio telefônico) - no máximo até 1 km de distância; cabo coaxial e o de fibra ótica (com melhor qualidade e mais recursos). Os sistemas sem fio, embora mais práticos na instalação, precisam ser cuidadosamente estudados, pois são muito sujeitos a interferências, que prejudicam a qualidade da transmissão. Podem ser o roteador, que utiliza ondas de rádio ou via Internet (IP).


Gerenciadores de imagens

                        São os equipamentos que possibilitam com que as imagens de várias câmeras sejam concentradas para observação em um ou mais monitores ou para que sejam gravadas. Os principais tipos são: QUAD - possibilita quatro câmeras simultaneamente na tela de um monitor; DUAL QUAD - para até oito câmeras; SEQUENCIAL - recebe as imagens de até oito câmeras, passando as imagens de cada uma sequencialmente (este equipamento está caindo em desuso); MULTIPLEXADOR - pode apresentar as imagens de até 16 câmeras na tela do monitor, permitindo a gravação ao mesmo tempo. O multiplexador pode ser do tipo simplex (grava ou reproduz) ou duplex (grava e reproduz simultaneamente).


Gravadores

                        A função dos mesmos é a da gravação das imagens geradas pelas câmeras para posterior utilização. O modelo mais antigo e caindo em desuso é o time lapse, que faz a gravação em fitas VHS, tendo a capacidade de até 960 horas, reiniciando a fita automaticamente ao terminar esse período. O gravador digital (DVR) grava as imagens em disco rígido, permitindo sua posterior gravação em DVD, transmissão digital, etc. Além disso, possui uma série de recursos adicionais.

 

Monitores

                        Existem vários tipos de monitores, de vários tamanhos e com qualidade de imagem também diferenciada (resolução). Estes equipamentos são utilizados nas centrais de monitoramento para permitir aos operadores a observação das imagens das câmeras.

 

SISTEMAS DE ALARME

                        O sistema de alarme é utilizado principalmente contra acessos não autorizados ou invasões. Há vários componentes envolvidos neste subsistema:


Dispositivos de detecção

Sensores

                        São dispositivos eletro - eletrônicos que, ao detectarem uma situação específica, enviam um sinal à central de monitoramento, que é interpretado como uma violação. Os tipos de sensores mais utilizados são:

Sensor magnético - o mais simples de todos e é utilizado para detectar a abertura de portas e janelas. Funciona com um imã interno o qual, ao afastar-se da base, fecha o circuito de alarme.

Sensor de quebra de vidros - capta o ruído característico da quebra de vidros, o qual está previamente gravado no sensor. Caso coincida com o ruído local, emite um sinal de alarme.

Infravermelho passivo - utilizado idealmente para ambientes internos, detecta a variação de temperatura no ambiente. A regulagem da área de captação é importante para evitarem-se alarmes indesejados (altura e ângulo de abertura do sensor). Em locais onde transitem animais, por exemplo, pode-se regular o sensor a atuar apenas a partir de 1 m de altura (pet imunity).

Infravermelho ativo - mais utilizado em áreas externas para proteção perimetral. É composto de um emissor e de um receptor de raios infravermelhos. Pode operar com um ou mais feixes, dependendo do local onde será utilizado, principalmente se houver pequenos animais, pássaros, etc. Quando o feixe é totalmente interrompido, é gerado um sinal de alarme.

Sensor por micro-ondas - mais indicado para áreas externas e distâncias grandes e funciona na frequência de 10 Ghz. É constituído por um emissor, um receptor e um circuito de análise. Caso um objeto ou pessoa circule no seu feixe, um sinal de alarme é gerado.

Cerca elétrica - Utilizada como barreira perimetral, age também como sensor. Opera com cerca de oito mil volts, porém numa corrente de baixa tensão (não letal) e pulsativa. A instalação desse equipamento deve obedecer à norma da ABNT para não causar complicações jurídicas, no caso de eventuais vítimas de choque.

Cabo microfônico (de vibração) - Trata-se de um cabo coaxial afixado numa cerca alambrada. Detecta a ruptura, corte ou vibração da cerca, enviando um sinal ao sistema de alarme.

Cabo enterrado - São três cabos elétricos enterrados no solo os quais criam uma barreira eletromagnética a qual, ao ser transposta, gera um sinal de alarme. O cabo do meio (condutor central) funciona como um transmissor e os outros dois como receptores, permitindo a análise das variações eletromagnéticas.


Ronda eletrônica - É uma atividade executada por um vigilante ou rondante, que percorre, em horários pré-definidos ou variáveis, um roteiro onde estão afixados buttons os quais, em contato com o bastão de ronda, registram a data e hora da passagem no local. Posteriormente o bastão é descarregado numa central de leitura, conectada a um computador, telefone, celular ou Internet que pode enviar o relatório a uma empresa de segurança, onde os horários são monitorados.


Botão de pânico silencioso (chaveiro) - O botão fica de posse (no bolso) de um funcionário da segurança ou pode ser afixado em algum local estratégico na portaria, por exemplo. Ao pressionar o botão, é enviado um sinal ao receptor local (via RF), que o retransmite à central de monitoramento. É muito utilizado pelos vigilantes de agências bancárias.


Meios de comunicação - é a forma para transmissão do sinal gerado pelos sensores até a central de processamento. Podem ser com fio - por meio de cabo coaxial ou fibra ótica. Neste caso, vários sensores podem ser ligados numa mesma área, denominadas zonas de alarme. Podem ser também sem fio, onde a transmissão dos sinais é enviada por sinais de rádio frequência (RF). Neste caso, cada sensor deve ser ligado a uma zona de controle.


Delatores - são os dispositivos ligados aos sensores que tem por função adotar ações, conforme o que foi programado. Como exemplos, temos as sirenes (alarme sonoro local), sinais luminosos, discadora ligada a uma linha telefônica ou de celular. Uma discadora pode armazenar vários números de telefones.


Painel de controle - Tem a função de controlar localmente todos os dispositivos de alarme (sensores e delatores). Por meio dessa central é possível ativar ou desativar alarmes ou zonas de alarme e estabelece a comunicação com a central de monitoramento. O acesso às funções do painel de alarme é controlado por meio de usuário e senha.


Monitoramento - É o local aonde chegam os sinais de alarme, sendo processados pelo software e alertando ao operador sobre o evento. A central de alarme pode ser própria (orgânica) ou terceirizada (solução mais comum), ou ambos. Quando se trata de empresa externa, o contrato de serviço estabelece vários tipos de ações que poderão ser desencadeadas, como por exemplo: confirmar o alarme, ligar a usuários pré-definidos (cliente), enviar viatura ao local, acionar a polícia ou bombeiros, etc. Veremos a operação da central de monitoramento com mais detalhes no próximo capítulo.



Tweetar

Seguranca Privada, cftv, alarmes, vigilancia, policia, exposec, isc

SHOPPING

  • ANÁLISE DE RISCOS

    ANÁLISE DE RISCOS

    CONCEITOS-GERENCIAMENTO DE RISCOS-IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS-FATORES DE RISCO-MATRIZ DE VULNERABILIDADE

    R$ 59,00

  • CONTROLE DE ACESSO

    CONTROLE DE ACESSO

    APLICAÇÃO- PLANEJAMENTO-ELEMENTOS FÍSICOS-ELEMENTOS HUMANOS-ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS-TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO-COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS-ETC.

    R$ 59,00

  • COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    O mercado da segurança privada tem crescido anualmente no Brasil. Esta realidade tem tomado este segmento.

    R$ 59,00

  • INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    GUARDA MUNICIPAL-FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA-FORÇAS ARMADAS-ACIONAMENTO DOS ÓRGÃOS POLICIAIS-BOLETIM DE OCORRÊNCIA-POLÍCIA JUDICIÁRIA-INQUÉRITO POL.

    R$ 59,00

  • ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS  OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    LEGISLAÇÃO - EMPRESA DE SEG. ORG. - EMPRESAS ESPECIALIZADAS - QUEM PODE SER VIGILANTE -ARMAMENTO -PROCEDIMENTOS - POSICIONAMENTO TÁTICO - SIGILO PROF.

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    INDICADO PARA PORTEIROS E VIGILANTES

    R$ 59,00

  • RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO EXTERNO E INTERNO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    CONCEITOS DA SEGURANÇA PRIVADA - POLÍTICAS E TERMINOLOGIAS - ÓRGÃOS REGULAMENTADORES - DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE - ASPECTOS TRABALHISTAS

    R$ 59,00

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    CONCEITOS - DESAFIOS - GESTÃO ESTRATÉGICA - ANÁLISES - BALANCED SCORECARD - GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA - AUDITORIA - FATORES RELEVANTES NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS - AUDITORIA X RISCO - QUANDO IMPLANTAR AUDITORIA - ETC.

    R$ 59,00

  • BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    ESTRATÉGIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESTÃO ESTRATÉGICA - BALANCED SCORECARD - MAPAS ESTRATÉGICOS - ALINHAMENTO DO SISTEMA DE SEGURANCA

    R$ 59,00

  • CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CONCEITOS - DADOS ESTATÍSTICOS - PERFIL DO OPERADOR DE MONITORAMENTO - CONCEITOS BÁSICOS - SENSORES - CFTV - RECURSOS HUMANOS -SISTEMA DE RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO AGIR EM SITUAÇÃO DE ASSALTO - DESLOCAMENTOS - SEGURANÇA RESIDENCIAL - SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS - SEGURANÇA DA FAMILIA

    R$ 59,00

  • COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    O GESTOR DA SEGURANÇA CORPORATIVA - COMPETÊNCIAS - ÁREAS DE CONHECIMENTO - PDCA - SISTEMA DE SEGURANÇA - IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS - FERRAMENTAS

    R$ 59,00

  • CONSULTORIA EMPRESARIAL

    CONSULTORIA EMPRESARIAL

    MERCADOS - CONSULTORIA - POR QUE SE CONTRATA - QUEM CONTRATA - VENDA -FORMA DE ATUAÇÃO - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS - ÉTICA -HONORÁRIO - PROPOSTA

    R$ 59,00

  • ESCOLTA ARMADA

    ESCOLTA ARMADA

    ROUBO DE CARGAS - ARMAMENTO DE DOTAÇÃO - IDENTIFICANDO EMPRESAS CLANDESTINAS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS - PREPARAÇÃO DA ESCOLTA - POSICIONAMENTO

    R$ 59,00

  • ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    O QUE É ESPIONAGEM - INTELIGÊNCIA - SINTOMAS DE ESPIONAGEM - QUEM É ALVO - LOCAIS VISADOS - O QUE BUSCAM OS ESPIÕES -EQUIPAMENTOS - AÇÕES DE ESPONAGEM

    R$ 69,00

  • GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    TIPOS DE PERDAS - PROCESSO DE PREVENÇÃO -GESTÃO DE PERDAS -PERDAS NAS EMPRESAS DE SEGURANÇA, NAS INDÚSTRIAS - FRAUDE - FURTO - ANAL. DE IMPÁCTO

    R$ 59,00

  • LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    ORGANIZAÇÕES-PESSOAS-GESTÃO-LIDERANÇA-FERRAMENTAS DE GESTÃO-ORATÓRIA-FLUXOGRAMA-CICLO PDCA-GER. DE CONFLITOS-E MARKETING PESSOAL

    R$ 59,00

  • MARKETING EM SERVIÇOS

    MARKETING EM SERVIÇOS

    Marketing em Serviços - Autor : Nino Ricardo Meireles

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-CONCEITOS DE CRIME-ANTIJURICIDADE-TIPICIDADE-CULPABILIDADE-CRIME DE CONTRAVENÇÃO-OBJETIVO JURÍDICO E MATERIAL-CRIME TENTADO

    R$ 59,00

  • O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    LOCAL DE CRIME-FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE SEG. NO LOC. DE CRIME-SALVAR VIDAS- SOCORRER FERIDOS-ISOLAR O LOCAL-PRESERVAR PISTAS-TESTEMUNHAS-ETC.

    R$ 59,00

  • OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    BOMBAS-CARTAS E PACOTES BOMBA-CARROS BOMBA-ANÁLISE DE AMEAÇAS-PROCEDIMENTOS-GLOSSÁRIO SOBRE ARTEFATOS EXPLOSIVOS - *DVD DUPLO

    R$ 69,00

  • PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    ANÁLISE DE IMPACTO NOS NEGÓCIOS - CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS - PLANO DE EMERGÊNCIA - GERENCIAMENTO DE CRISE - ETC.

    R$ 59,00

  • RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    PERFIL DO RECURSO HUMANO OPERACIONAL-MOTIVAÇÃO-EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE-CONHECIMENTO,COMPORTAMENTO E HABILIDADE-RECRUTAMENTO-DEMISSÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    EXIGÊNCIAS LEGAIS-ESTATÍSTICAS-ATUALIZAÇÃO DO VIG. BANCÁRIO-REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA EQUIPE-POSICIONAMENTO TÁTICO-QUANDO NÃO REAGIR- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    AGENTE DE SEGURANÇA-TREINAMENTO-EQUIPAMENTO-AMEAÇAS-PLANEJAMENTO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEG. DE INSTALAÇÕES-ILUMINAÇÃO E ENERGIA-VIGILÂNCIA-IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE ACESSO-PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E ASSALTOS-INCÊNDIO-BOMBAS-EPIDEMIAS-ETC

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    TIPOS DE EVENTOS-LOCAL-PLANEJAMENTO-TREINAMENTO E SIMULAÇÃO-ADMINISTRAÇÃO DA SEG.-SEGURANÇA VIP-FURTOS E ASSALTOS-CREDENCIAMENTO E CONTROLE DE ACESSO-

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    HISTÓRIA-HACKERS FAMOSOS-PRINCIPAIS TIPOS DE ATAQUE-POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-SEG. DA INFO. PESSOAL-TRANSAÇÕES PELA INTERNET-PROTEÇÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    O CONDOMÍNIO-QUANDO PODE ACONTECER UM CRIME-RESPONSABILIDADES-RECURSOS HUMANOS-DICAS-SEGURANÇA COMUNITÁRIA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    ORG. DA SEGURANÇA-SEG. PATRIMONIAL-RECEPÇÃO E PORTARIA-INCÊNDIOS-PÂNICO E EMERGÊNCIAS- AMEAÇAS DE BOMBA-TERRORISMO E SABOTAGEM-FUNCIONÁRIOS

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    CONTROLE DE ACESSO-RISCOS ESPECÍFICOS-O VIG. EM SEG. HOSPITALAR-PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA HOSPITALAR-FATORES DE SUCESSONA SEGURANÇA HOSPITALAR

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    *HISTÓRIA-A INDÚSTRIA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL - PROGRAMA DE SEGURANÇA - CLIENTES -RISCOS -PROJETO DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    LEGISLAÇÃO-TRANSPORTE DE VALORES-CARRO FORTE- EQUIPE-RADIOCOMUNICAÇÃO-ESCOLTA MOTORIZADA- DESLOCAMENTO A PÉ-TRANSBORDO-EMBOSCADAS-ATAQUES- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    PROCESSO LOGÍSTICO-RISCO PARA A CARGA- DADOS ESTATÍSTICOS-GOLPES MAIS COMUNS-SEGURANÇA NO ARMAZÉM-BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS-SEGURANÇA NO TRANSPORTE

    R$ 59,00

  • SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    MEDIDAS ANTI SEQUESTRO-RESIDÊNCIA-LOCAL DE TRABALHO-TRÂNSITO-CAMINHADAS-LOCAIS DE LAZER E DIVERSÃO-ZONA RURAL-GER. DE CRISES-NEGOCIAÇÃO E LIBERTAÇÃO-

    R$ 59,00

  • SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    O QUE É SINDICÂNCIA-SINDICÂNCIA E AUDITORIA-CULTURA DE APURAÇÃO-OBJETOS DA SINDICÂNCIA-ASPECTOS FORMAIS-PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS-ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA DE INTRUSÃO

    SISTEMA DE INTRUSÃO

    PAINEL DE ALARME-ZONAS E SETORES-TECLADO DE COMANDO-BATERIA-SIRENES-SENSORES-PROCESSAMENTO DE SINAIS DOS SENSORES IVP-INSTALAÇÃO DOS SENSORES - ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA DE SEGURANÇA-PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA FÍSICA-VULNERABILIDADE-ATRATIVIDADE, -MACRO SUBSISTEMAS-ANÉIS DE SEGURANÇA-MEIOS ATIVOS, PASSIVOS, DINÂMI

    R$ 59,00

  • SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    CFTV-SISTEMA DE ALARME-SENSORES-CONTROLE DE ACESSO-RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    EQUIPAMENTOS-RÁDIO-NEXTEL-SINAIS-PALAVRAS-COMANDOS E OUTROS MEIOS-TELEFONE-USO DO RÁDIO-CÓDIGO Q-ALFABETO FONÉTICO-COD. NUMERAL-OPERACIONALIDADE

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    DOMÍNIO E CONDUÇÃO-TÉCNICAS INDIVIDUAIS E EM DUPLA-IMPLOSÃO DE SUSPEITO-REVISTA-COLOCAÇÃO DE ALGEMAS-DESARME-ABORDAGEM EM CASO DE INVASÃO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    AUTOR,VÍTIMA E TESTEMUNHA-TÉCNICAS DE ENTREVISTA-PERGUNTAS GENÉRICAS-PERGUNTAS ESPECÍFICAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-REQUISITOS DE UM RELATÓRIO-ETC.

    R$ 59,00

  • TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    END. IP-RASTREAMENTO DE E-MAIL-SNIFFERS-KEY LOGGERS-PHISHING- CRIPTOGRAFIA-STEGANOGRAFIA-RECUPERAÇÃO E ROUBO DE SENHAS-RECUPERAÇÃO DE DADOS

    R$ 59,00

  • INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    HELIO FERRAZ E CLAUDIO DOS SANTOS MORETTI - ASPECTOS TECNOLÓGICOS-VANTAGENS COM SEGURO-INVESTIGAÇÕES-CASO LINHA AMARELA METRÔ DE SP- INSTALAÇÕES-NORMA

    R$ 69,00

  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-RISCOS EXTERNOS E INTERNOS-INFORMAÇÕES-NECESSIDADES CORPORATIVAS-VALOR DA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA-INTERDEPENDÊNCIAS-SOLUÇÕES

    R$ 59,00

  • RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    Riscos Jurídicos na Segurança : Dra. Sandra Goto Técnicas para entrevista em uma investigação: Aureo Miraglia de Almeida

    R$ 69,00

  • AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    DVD 1. As mobilizações sociais no Brasil e a Proteção de expatriados Roberto Costa DVD 2. Segurança da Copa das Confederações Paulo Reis

    R$ 69,00

  • PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    Prevenção de perdas e Gestão de Riscos - Autor Carlos Eduardo Santos

    R$ 15,00

  • ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    TECNOLOGIAS - LEGISLAÇÃO - CONHECIMENTO - GESTÃO - MERCADO - ATUALIZAÇÕES - ACESSO AO PORTAL E TV DA SEGURANÇA - BRINDE EXCLUSIVO

    R$ 296,00

  • ALARMES - O LIVRO DO INSTALADOR

    ALARMES - O LIVRO DO INSTALADOR

    Guia Completo de Instalação de Sistemas de Alarmes de Intrusão

    R$ 70,00

  • CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CONCEITOS DA APLICAÇÃO-EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS-MELHORES CONFIGURAÇÕES-ACESSO REMOTO-TENDÊNCIAS DE MERCADO- CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO IP- WIRELESS,ETC

    R$ 59,00

  • GUERRA CIBERNÉTICA

    GUERRA CIBERNÉTICA

    A Próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

    R$ 69,99

  • INSPEÇÃO TÉCNICA

    INSPEÇÃO TÉCNICA

    Medidas de segurança contra incêndio em edficações e áreas de risco. Aplicação de checklist Cel. Aderson Guimarães Pereira e Moisés Gomes da Silva

    R$ 65,00

  • PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL COMO UM NOVO NEGÓCIO-VIABILIDADE COMERCIAL-TECNOLOGIAS EMPREGADAS-ADEQUAÇÃO DO CONDOMÍNIO-CENTRAL DE MONITORAMENTO-PROCEDIMENTOS OPER

    R$ 59,00

  • COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    O QUE É UM EDITAL-QUEM PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES-TAMANHO DO MERCADO-DOCUMENTAÇÃO-PREGÃO ELETRÔNICO E PRESENCIAL-GOVERNO É BOM PAGADOR? ETC.

    R$ 59,00

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    QUEM GOSTA DE PROBLEMAS?-DESCUBRA SUAS APTIDÕES-POSICIONAMENTO PESSOAL-COMO SER LEMBRADO-PERFIS TRADICIONAIS-TESTE SUA PERSONALIDADE-LIDERANÇA- ETC.

    R$ 59,00

  • IDENTIFICANDO A MENTIRA

    IDENTIFICANDO A MENTIRA

    SINAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS INCONSCIENTES DA MENTIRA NO ENTREVISTADO- BASEADO EM PNL

    R$ 59,00

  • USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    De acordo com as normas da ONU e da Portaria da Polícia Federal

    R$ 59,00

  • VIGILÂNCIA VOL. I

    VIGILÂNCIA VOL. I

    PERFIL DO VIGILANTE-ASPECTOS GERAIS DA VIGILÂNCIA-VIGILÂNCIA EM BANCOS-VIGILÂNCIA EM SHOPPING-VIGILÂNCIA EM HOSPITAIS-VIGILÂNCIA EM ESCOLAS

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    LOCAL DO CRIME-ENTREVISTAS COM SUSPEITOS E TESTEMUNHAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-COMO AGIR EM CASO DE DROGAS

    R$ 59,00

  • PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    ROBERTO COSTA E AURO SANTOS SÃO REFERÊNCIA NA ATIVIDADE DE PROTEÇÃO EXECUTIVA NO BRASIL - ENTENDA COMO FUNCIONA DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ AS OPERAÇÕES

    R$ 69,00

  • GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    LIVRO GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    R$ 65,00

  • NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DESENVOLVIDAS E VIVENCIADAS PELO TEN. CEL. DIÓGENES LUCCA FUNDADOR DO GATE - GRUPO DE ELITE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO

    R$ 59,00

  • GESTÃO DE RISCOS NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

    GESTÃO DE RISCOS NA SEGURANÇA PATRIMONIAL

    A obra pretende ser um referencial para a contratação eficaz de serviços de consultoria e para a atuação desses consultores

    R$ 109,00

  • COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    Competitividade em Segurança Empresarial: Gestão de Processo, da Qualidade dos Serviços e da Inovação/Excelência e Processos em Organizações Voltadas

    R$ 75,00

  • ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    Esta obra visa apresentar a aplicação de uma ferramenta técnica para analisar riscos e apoiar o estudo de campo do agente de inteligência, servindo co

    R$ 75,00

  • NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    Livro ensina técnicas de fácil entendimento e aplicação para defesa pessoal de pessoas que nunca praticaram artes marciais. Altamente ilustrado.

    R$ 120,00

  • INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    Dicas de como obter informações e provas de forma lícita utilizando-se da internet

    R$

  • INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    O livro apresenta artigos escritos por Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul que abordam temas relacionados à investigação criminal.

    R$ 80,00

  • MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    Manual do Gestor de Segurança Corporativa - Nino Ricardo Meireles

    R$ 120,00

  • Apareça no guia de fornecedores

    Apareça no guia de fornecedores

    Apareça para milhares de compradores de todos os portes

    R$ 30,00

  • SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    Quanto mais importante você é mais risco você corre. Antonio Tadeu Miranda de Andrade

    R$ 35,00

  • PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    Psicólogo CRP 04/34560, 4ª Região, especialista em Segurança Patrimonial, Pós-graduado em Inteligência e Segurança Empresarial FGF, Militar da Reserva

    R$ 79,00

  • "COMPETITIVIDADE EM GESTÃO DE SERVIÇOS - SLA/SLM"

    "COMPETITIVIDADE EM GESTÃO DE SERVIÇOS - SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    R$ 65,00

The stainless steel back cover replica watches sale protects the interior of the watch. Equipped with replica watches uk an ETA 2824 calibre, the travel time is more precise. With replica watches a 42-hour power reserve and a water-resistant depth of 100 meters, this watch is rolex replica watches a new watch that can be moved.