TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

Câmera de 500MP identifica pessoas na multidão em segundosPostado em: 1 de outubro de 2019

Imagine uma câmera capaz de fotografar a arquibancada de um estádio de futebol com um nível de detalhes suficiente para identificar cada um dos torcedores usando tecnologia de reconhecimento facial. Isso é o que promete uma nova câmera desenvolvida na China.

 

A “super camera” chinesa foi desenvolvida por uma parceria entre a Fudan University, em Shanghai, e o Instituto Changchun de Óptica, Mecânica de Precisão e Física da Academia Chinesa de Ciências em Changchun, captial da província de Jilin, no Noroeste da China.

 

Equipada com um sensor de 500 megapixels, a câmera pode capturar “milhares de faces em um estádio em perfeito detalhe e gerar dados de reconhecimento facial para a nuvem, localizando um alvo específico em um instante”, segundo seus criadores.

 

De acordo com a equipe, ela foi criada pensando em “defesa nacional, militar e segurança pública”, e poderia ser usada em bases militares, complexos espaciais e fronteiras para “impedir que pessoas ou objetos suspeitos” entrem ou saiam de uma área.

 

A China é um dos países que mais faz uso da tecnologia de reconhecimento facial para controlar sua população, com sistemas automatizados que são capazes de reconhecer e multar instantâneamente pedestres que atravessam uma rua fora da faixa. Recentemente, manifestantes pró-democracia em Hong Kong começaram a usar lasers durante as manifestações, para “cegar” as câmeras e evitar que sejam identificados.

 

Fonte: Olha digital