TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

Cientistas criam pilha atómica que dura 20 anosPostado em: 28 de setembro de 2020

Cientistas criaram uma pilha atómica, ultra-compacta e de “baixo custo”, que pode gerar energia durante décadas, tornando-se apetecível para uma série de aplicações.

O problema dos produtos que dependem de pilhas para funcionar é que, inevitavelmente, as pilhas se esgotam. Se isso é incómodo quando acontece em nossa casa, facilmente se pode imaginar como será quando se tratarem de aparelhos que podem estar no fundo do mar, no topo de montanhas, ou nos confins do espaço. É precisamente para esse tipo de aplicações que esta pilha Beta-Voltaica será adequada.

Os cientistas conseguiram reduzir o seu volume para um terço e aumentar a sua capacidade 10 vezes, e também torná-la 50% mais económica. Uma combinação de melhorias que, a par da sua capacidade para gerar energia durante 20 anos, lhe garantirá uma longa lista de interessados.

Dito isto, ainda não será desta que teremos smartphones ou tablets com baterias vitalícias que não precisarão de ser recarregados durante toda a sua vida útil. Estamos a falar de níveis de energia que serão adequados para sensores e outros dispositivos de baixo consumo – sem esquecer que a parte do custo “reduzido” também será sempre relativo.

 

 

Fonte: A.M.com