TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

EUA receiam que drones nucleares russos Poseidon possam provocar ‘tsunamis radioativos’Postado em: 16 de novembro de 2020

O Departamento do Estado receia que os veículos subaquáticos nucleares russos Poseidon sejam capazes de causar “tsunamis radioativos” afirmou Christopher Ford, o subsecretário de Estado dos EUA para Segurança Internacional e Não-Proliferação.

“Outro sinal preocupante vem com o desenvolvimento da Rússia dos drones de propulsão nuclear subaquáticos Poseidon, que aparentemente ela pretende equipar com ogivas nucleares de muitos megatons e lançar através do oceano em tempo de guerra a fim de inundar cidades costeiras dos EUA com tsunamis radioativos”, disse Ford na sexta-feira (13) em um seminário on-line organizado pela Associação de Advogados dos EUA.

O subsecretário de Estado expressou também sua preocupação pelo fato de a Rússia ter deixado claro que é capaz de “responder com uso em larga escala de armas nucleares” se detectar “nem que seja um único míssil balístico se aproximando, independentemente se o míssil for armado com uma ogiva convencional ou nuclear, ou que seu alvo seja uma cidade, instalação militar, um trecho de deserto inteiramente vazio ou uma floresta”.

Além disso, Ford acrescentou que os EUA estão preocupados com a existência do sistema de retaliação nuclear Perimetr, conhecido no Ocidente como Dead Hand (Mão Morta em português). Segundo informações, este mecanismo lançaria automaticamente todas as restantes armas nucleares da Rússia se detectasse qualquer detonação nuclear no país e se perdesse a comunicação com o Estado-Maior em um conflito nuclear.

Anteriormente foi relatado que a Marinha dos EUA estava desenvolvendo a mina marítima Hammerhead, se apontando que uma de suas funções mais importantes seria deter o drone subaquático nuclear russo Poseidon.

 

Fonte: Sputnik