TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

Procon-SP faz alerta de novo golpe que clona o aplicativo de mensagens WhatsAppPostado em: 14 de setembro de 2020

Um golpe de clonagem da conta do WhatsApp faz vítimas, alerta o Procon de São Paulo, que o explica da seguinte forma: uma pessoa envia mensagem e diz ser funcionário de site de compras. O golpista entra em contato e pede para a vítima digitar um código de seis números para supostamente ativar um anúncio. Esse código é a verificação do aplicativo. Com ele, o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da vítima para pedir dinheiro em nome dela. Na maioria das vezes, o infrator pede a quantia para parentes e conhecidos, ocasião em que simula alguma necessidade urgente.

O Procon-SP alerta os consumidores para não enviarem o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no WhatsApp. Basta clicar em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

Os principais golpes realizados por WhatsApp envolvem o envio de mensagens com links fraudulentos, seja para encaminhar o consumidor a uma página falsa de um fornecedor ou enganá-lo para forneça o código de acesso ao aplicativo.

 

Fonte: Band