TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

Scania apresenta alarme contra roubo de combustívelPostado em: 9 de janeiro de 2020

É frequente os motoristas de caminhão se depararem com a tampa do tanque de combustível violada por tentativa de furto ou roubo de combustível. Para evitar ou mesmo dificultar a ação, a Scania está lançando na Europa um alarme contra roubo de combustível. O sistema ainda conta com um sensor que é instalado no tanque e que monitora o nível de combustível.

 

Inicialmente a marca está apresentando a solução na Europa para veículos equipados com um único tanque. Em breve, a Scania vai apresentar a solução para veículos equipados com dois tanques, o que é mais comum.

 

O alarme monitora o veículo por até 65 horas inimterruptas. O sistema ativa quando percebe que a tampa do tanque foi violada. Isso significa que se alguém tentar abrir a tampa do tanque sem as chaves, o alarme vai disparar. Se o nível de combustível baixar rapidamente, o alarme também é ativado.

 

Aos clientes que tiverem o tanque avariado por tentativa de furto, a Scania ainda se compromete em mandar um e-mail ou mensagem de texto informando sobre a tentiva. Mas o serviço é válido apenas aos clientes que contratam o Scania Fleet Management, serviço de gestão de frota da marca.

 

De acordo com a Scania, um cliente, transportador francês que não quis se identificar, teve prejuízos na ordem de 12 mil euros (cerca de R$ 54 mil) com roubos de combustível dos tanques de sua frota no ano passado. Os roubos aconteciam dentro do pátio da empresa que mesmo cercada por câmeras, não coibiu a ação dos bandidos.

 

 

Além do prejuízo com o roubo de combustível, a tentativa pode avariar o tanque de combustível. Portanto, mais prejuízo para o bolso do transportador.

 

Por essa razão, além do alarme, o tanque do veículo conta com a tampa vermelha, com informação de que existe um alarme.

 

“O proprietário e o motorista serão alertados se o veículo estiver sendo violado e a tentativa de roubo do combustível pode ser evitada”, diz o gerente de produto da Scania, Eric Ljunggren.

 

A Scania não informou se o sistema será vendido no Brasil.

 

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/scania-apresenta-alarme-contra-roubo-de-combustivel/