TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

Segurança em SJP une tecnologia e aprimoramento profissionalPostado em: 20 de fevereiro de 2020

A Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais é referenciada entre as demais corporações de outros municípios de todo o Brasil, e essa realidade se dá graças ao trabalho continuo de seu efetivo e das ações da administração pública, por meio da Secretaria Municipal de Segurança que, investe constantemente em melhorias na estrutura, metodologia de atuação, equipamentos e treinamento dos agentes de segurança pública.

Os últimos investimentos na área de tecnologia, voltada à melhoria da segurança para a população e otimização de atendimento das equipes da GM, foram à aquisição de drones e smartphones, ambos com alto desempenho e tecnologia de ponta. Tanto que a atuação dos drones já rende bons frutos, uma vez que podem acessar áreas que com viaturas ou a pé são inacessíveis, obtendo maior e melhor visão para a varredura de áreas, com menos tempo e mais precisão.

Um bom exemplo da eficácia dos drones e smartphones ocorreu há poucos dias quando equipes da Guarda Municipal foram acionadas para localizar um suposto corpo. O atendimento foi efetuado e conseguiu êxito, graças a utilização dos equipamentos que, do alto conseguiram confirmar a veracidade dos fatos e localizar um corpo em uma região de difícil acesso. Essa união entre tecnologia e treinamento/atualização humana contribui para um serviço mais eficiente e corrobora com a conduta e perfil de atuação da atual gestão.
Vale ainda ressaltar a criação do aplicativo “153 Cidadão”, onde a população pode acionar de maneira rápida e segura a Guarda Municipal (GM) para atendimento de ocorrências e denúncias. Para tanto basta baixar o aplicativo 153 Cidadão pelo Apple Store para sistemas iOS e Play Store para Android. E
ntre outros recursos estão o botão de pânico e do botão Maria da Penha, este app se mostrou eficiente também na inclusão social para pessoas com deficiências auditivas e de fala, uma vez que elas podem acessar e operar o aplicativo digitalmente.

Em dezembro do ano passado (2019) novos armamentos também foram adquiridos. Armas de grosso calibre adquiridas pelo Fundo Municipal para melhor atender os desafios da Segurança Pública em todos os territórios da cidade.

No início do mês de fevereiro (2020) novas viaturas também foram adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que vão atender comunidades da área urbana e rural, otimizando ainda mais o trabalho das equipes da GM além de agilizar o deslocamento às comunidades mais distantes. A aquisição das novas viaturas também recebeu recursos provenientes de emenda impositiva do deputado estadual Francischini, do vereador Silvio Santo e Tadeu Camargo. Ao todo, o investimento na aquisição passa dos 500 mil.

Fonte: G1