TELEFONE (11) 3666-9893 - Atendimento: 9:00 às 17:00

Parceiros

VENÇA DIFICULDADES E TRACE NOVOS CAMINHOS NA CARREIRAPostado em: 7 de maio de 2020

Durante toda nossa trajetória de vida ouvimos diversos “nãos”, principalmente na carreira profissional. Às vezes, é difícil entender de imediato as razões de tantas respostas negativas e tentativas frustradas.

No entanto, após alcançar certa maturidade, é possível adquirir uma visão mais ampla diante do mercado, conquistando aos poucos o desejado avanço na carreira. Ao longo do tempo, enxergamos falhas que trazem decepções variadas, mas que precisam ser solucionadas para evitar obstáculos no cumprimento de cada objetivo, tais como: subir de cargo, melhorar o salário ou ganhar mais qualidade de vida. Por meio de análises críticas aliadas à autoavaliação torna-se natural atingir resultados mais satisfatórios, o que significa superar primeiro aqueles “nãos” para finalmente começar a ouvir “sim”. O processo de mudança de hábitos e a aquisição desse conhecimento gera um esforço extra de racionalização, mas apenas desta maneira se constrói uma trajetória sólida com desenvolvimento profundo e admirável. Além da atenção dada ao intelecto, quem quer progredir no trabalho necessita ficar atento aos sinais emitidos pelo corpo. De acordo com Albert Mehrabian, professor emérito de psicologia da UCLA – Universidade da Califórnia em Los Angeles e pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal na década de 1960, a comunicação tem três elementos: conteúdo (7%), tom de voz (38%) e linguagem corporal (55%). Segundo ele, a linguagem corporal, que são gestos e postura, são o que mais influenciam como a mensagem é recebida.

Não é à toa que ouvimos expressões, como “o corpo fala”. De fato, ele conversa e transmite informações extremamente valiosas sobre nós. Quando somos reprovados numa entrevista, por exemplo, nosso comportamento é registrado por recrutadores ou câmeras. Portanto, é essencial ter consciência que somos analisados o tempo inteiro. Pense nisso e zele por sua imagem seja no âmbito profissional ou pessoal, pois ela pode ser favorável ou prejudicial.

 

HORA DA ENTREVISTA

O momento da entrevista é determinante para qualquer profissional. Por isso, leia as dicas valiosas que vão dar aquela força na fase da contratação. Cabe ressaltar que elas só valem para os candidatos que realmente possuem conhecimento específico na área pretendida. Seja verdadeiro. Caso contrário, a falta de preparo para a função irá colocá-lo numa situação constrangedora perante os recrutadores.  A ética deve estar sempre em primeiro lugar!

 

  • PESQUISE: Antes de fazer uma entrevista, busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa e o mercado de atuação. Levante dados estatísticos, etapas de crescimento, inovações, implantações de sistemas e melhorias da cia. Apure ainda conteúdos de palestras e até ações de responsabilidade social.
  • VALORIZE-SE: Ressalte pontos fortes, mas mencione também os fracos. Tome cuidado com frases que se tornaram clichês, como determinado, comprometido e ótimo relacionamento interpessoal. Você poderá até citar essas características, porém as utilize no momento adequado quando perguntado e a fim de convencer o recrutador de que você está realmente alinhado aos valores daquela organização.
  • GERENCIE EMOÇÕES: A emoção é uma mistura de desejo e vontade. Saber utilizá-la bem gera bons frutos.  No entanto, cuidado com os excessos que facilmente podem atrapalhar o seu desempenho. Não basta ter muito conhecimento e não saber transmiti-lo, por exemplo. Estude como se expressar de forma objetiva sem deixar de ser atraente.
  • POSTURA: Fique ereto com as costas bem apoiadas na cadeira e olhos focados no entrevistador. Demonstre tranquilidade e aptidão para discorrer sobre técnicas e habilidades. Mãos, braços e pernas devem estar em sintonia com aquilo que você verbaliza. Evite ficar muito relaxado com pernas soltas ou mexendo-se toda hora olhando para trás, pois isso demonstra nervosismo. Vale treinar diante do espelho para exercitar postura e conteúdo.
  • APARÊNCIA: Opte por roupas adequadas ao cargo pretendido. Busque informações sobre o estilo da empresa e siga o mesmo padrão. Preste bastante atenção nos seus cabelos e unhas já que isso revela cuidados básicos com a higiene pessoal.
  • ORGANIZE-SE: Faça um planejamento estratégico com antecedência para obter sucesso em todas etapas. Candidatos que chegam sem documentos, atrasados, sem currículo ou traje incompatível ao perfil da empresa perdem chances valiosas.
  • MOTIVE-SE: Mesmo diante da pandemia, existem empresas que estão em busca de profissionais qualificados, inclusive na área da segurança. Fique de olho no mercado e não desanime frente aos desafios sejam eles econômicos, políticos ou sociais. Você cria sua realidade. Quanto antes se preparar, mas rápido irá realizar o que tanto almeja. Boa sorte!

Thiago Bruno Miguel é instrutor na área de segurança.

 Formado em Gestão de Segurança Privada, possui pós-graduação em docência do Ensino Superior.